Sendo um serviço pioneiro em bibliotecas públicas municipais, começou a ser disponibilizado individualmente há pouco mais de um ano em algumas das bibliotecas municipais. O seu impacto e pertinência, sobretudo numa sociedade que valoriza o rápido acesso à informação, assume grande importância uma vez que, numa única plataforma, acessível de qualquer lugar a partir de uma aplicação, são disponibilizados milhares de jornais e revistas de Portugal e do mundo.
Para além das já mais de duas dezenas de bibliotecas públicas que disponibilizam hoje este serviço individualmente, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste (RIBO), fruto de uma candidatura do Fundo de Turismo, foi a primeira a disponibilizá-lo numa rede intermunicipal. Já este ano, também as bibliotecas da Rede do Médio Tejo passaram a disponibilizar esse acesso gratuito aos seus utilizadores e, a partir de amanhã, será a vez das Bibliotecas do Algarve o fazerem!
Na sequência da disponibilização deste serviço, as bibliotecas promovem sessões de formação de utilizadores, abertas a todos que se sintam mais inseguros na sua exploração ou que não queiram perder a oportunidade de dela usufruirem da forma mais eficaz.